Carina Vanessa, Cátia Azevedo, Sofia Lavreshina e Vera Barbosa concluíram hoje as semifinais das estafetas 4x400 metros dos Europeus de atletismo Roma2024 no 13.º lugar, em 3.29,50 minutos, melhor marca nacional do ano.

A seleção nacional ficou a 12 centésimos de segundo de um recorde luso com praticamente 32 anos (3.29,38 minutos), estabelecido por Marta Moreira, Eduarda Coelho, Elsa Amaral e Lucrécia Jardim, em 07 de agosto de 1992.

“Foi por um bocadinho”, lamentou Cátia Azevedo, em declarações à agência Lusa, na zona mista do Estádio Olímpico de Roma.

Portugal terminou a primeira série no sexto lugar, que valeu o 13.º entre as semifinalistas, tendo a Itália sido a última repescada (3.25,28 minutos), enquanto os Países Baixos terminaram com o pior tempo entre os finalistas (3.25,99), mas com apuramento direto.

“Estamos felizes pelo resultado, pela postura e pelo espírito de equipa, porque, sem companheirismo não vamos saber lidar com frustrações. Acho que a equipa está cada vez mais consolidada, não só nas marcas individuais, mas pela competência e maturidade, até porque uma marca abaixo de 3.30 não saía há muito tempo”, recordou a velocista do Sporting.

A recordista nacional dos 400 metros assegurou que “Portugal quer sempre marcar presença na estafeta” das grandes competições.

“Temos de remar todos para o mesmo lado e, desta forma, o ‘barco’ vai. Neste momento, estamos com uma equipa jovem, competente e que luta pelo mesmo objetivo: o céu é o limite, queremos ir às finais, mas também, no futuro, a Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus”, sublinhou Cátia Azevedo.

Portugal tem como melhor resultado na estafeta feminina 4x400 em Europeus o nono posto conseguido em Munique2002.