Belgrado vai ser palco da segunda edição dos Campeonatos da Europa de estrada de atletismo, em 2027, que incluem no programa as distâncias de 10 quilómetros, meia maratona e maratona, anunciou hoje a European Athletics.

A decisão foi tomada no congresso anual da organização europeia da modalidade, que decorre hoje e quinta-feira em Skopje.

Os Europeus de estrada são uma das competições mais recentes do calendário europeu, com a primeira edição, em abril de 2025, agendada para Louvaina-Bruxelas.

"Um dos principais objetivos é reunir corredores de elite e não elite e esperamos ver desde atletas profissionais até amadores, na linha de saída", refere, em comunicado, o presidente da European Athletics, o búlgaro Dobromir Karamarinov.

Os campeonatos na capital sérvia terão lugar em 17 e 18 de abril de 2027 e os organizadores estimam a participação de 25 mil corredores, no conjunto das três provas.

Belgrado recebeu nos últimos anos os Europeus de pista curta de 2017, os Mundiais de pista curta de 2022 e este ano os Mundiais de corta-mato.