A Câmara de Coimbra vai investir mais de 400 mil euros na reabilitação da pista de atletismo do estádio municipal da cidade, anunciou hoje a autarquia, indicando que o respetivo concurso público já foi aberto.

O município “vai avançar com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra, uma intervenção que visa recuperar esta infraestrutura desportiva de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF)”, afirma a Câmara, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A intervenção visa “permitir a realização de competições regionais, nacionais e internacionais, bem como a sua utilização para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento”.

A pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra apresenta “um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem”, reconhece a Câmara, adiantando que a situação fez com que a pista deixasse de ser certificada, “impedindo nomeadamente a realização de competições internacionais”.

Atualmente, a pista de atletismo é utilizada apenas para treinos.

A intervenção, envolvendo um investimento base de 400.974 euros, acrescido de “IVA [imposto sobre o valor acrescentado] à taxa legal em vigor”, prevê “o levantamento integral do revestimento sintético e a correção de todas as depressões existentes no pavimento, muitas provocadas pelo uso do espaço para eventos musicais”.

As marcações e pinturas da pista, de acordo com as regras da FPA e da IAAF, e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que vai passar a ser por meio de rampa, também estão previstas na obra, que deverá ficar concluída no prazo de quatro meses.