Vale de Cambra vai acolher no próximo mês de setembro uma prova de corrida de resistência que irá durar 24 horas num circuito fechado de 2 quilómetros no Parque Urbano de cidade de Vale de Cambra. O objectivo da prova é o de apurar quem conseguir percorrer a mais longa distância durante essas 24 horas,  tratando-se de um desafio a ser cumprido em solitário ou em equipa de 4 atletas.

O programa contará ainda com uma prova associada de menor duração: 3 horas a correr, que disporá de 4 diferentes partidas, distribuídas ao longo das 24 horas de duração do evento principal, pretendendo-se, assim, garantir permanente animação extra em torno do evento principal, bem como permitir a participação de atletas com menor resistência e da população em geral. Nesse sentido, existirá, também, na manhã de domingo, uma caminhada, de carácter solidário, cuja totalidade da verba recolhida em donativos será entregue a uma associação de solidariedade social, a anunciar brevemente.

Tratar-se-á da quinta edição de uma prova que, nestes moldes, é pioneira em Portugal, não obstante existirem cerca de duas centenas de corridas de carácter semelhante espalhadas um pouco por todo o mundo. O recorde da prova pertence a João Oliveira, com 224,7km percorridos na edição de 2015.

Este evento é uma forte aposta da Câmara Municipal de Vale de Cambra, promovendo uma prova cada vez mais internacional, que consta do calendário internacional do DUV (Ultra Marathon Statistics) e que desde a primeira edição contou já com a presença de atletas de 12 nacionalidades.

As 24 horas de Portugal são também uma referência enquanto prova solidária, com inúmeros atletas a fazerem reverter em euros os km percorridos, em prol de diversas associações humanitárias. Parte da receita da prova reverte, por iniciativa da organização, para os Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.