O diretor executivo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), Olivier Gers, anunciou hoje a demissão devido à “estratégia comercial existente”, que considerou ser uma barreira à sua continuidade.

“Apesar de ter pena de abandonar o cargo, a estratégia comercial já existente torna difícil aplicar as minhas capacidades e aumentar os ativos da IAAF como gostaria”, explicou, em comunicado.

Gers, que se juntou à associação em outubro de 2016, referiu ainda que abandona o cargo “para que a IAAF possa perseguir uma estratégia comercial diferente para o desporto”.

O francês, que vai continuar com a instituição durante mais três meses, até ser contratado um sucessor, não clarificou se a estratégia a que se referia se prende com a parceria de vários anos com a agência japonesa Dentsu, contratada até 2029.

O ex-diretor elencou, ainda assim, várias conquistas no tempo em que foi CEO da associação como “o novo plano estratégico de crescimento, uma nova equipa de liderança, os acordos para o meio digital e de transmissão para expandir as audiências no atletismo”, entre outras medidas.

O presidente da associação, Sebastian Coe, agradeceu o trabalho do francês e revelou estar à espera de “seguir em frente com a inovação que possa trazer novos adeptos e novos parceiros”.