O Diretor Técnico Nacional (DTN) considera que Nélson Évora e Tsanko Arnaudov são os portugueses que poderão obter melhores resultados nos Mundiais de atletismo em pista coberta, realçando que as boas marcas podem ser tão importantes como boas classificações.

"Os resultados são importantes, como é lógico, mas se todos conseguirem bater as suas marcas pessoais ou aproximarem-se delas já são bons resultados", afirmou o DTN da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), José Santos, em declarações aos jornalistas antes do início da competição, que arranca hoje à tarde e se prolonga até domingo.

Responsável pela seleção nacional de oito atletas, incluindo quatro que vão competir na estafeta feminina dos 400 metros, o DTN lembrou que os Mundiais em pista coberta tradicionalmente não mobilizam uma delegação nacional extensa.

José Santos mostrou-se, acima de tudo, confiante na qualidade, destacando Nélson Évora no triplo salto e Tsanko Arnaudov no lançamento do peso como "atletas de referência".

"São aqueles que, à partida, nós acreditamos que possam vir a ter um papel importante nestes campeonatos", admitiu.

O DTN destacou o potencial de Nélson Évora, antigo campeão olímpico e mundial, recordando: "tem dado muitas alegrias ao nosso país e esperamos que continue a dar, porque de facto é um atleta de excelência".

Quanto ao campeão e recordista nacional Tsanko Arnaudov, disse acreditar que que é um jovem que "está a começar uma carreira promissora".

"Quem sabe se não vai fazer coisas bonitas nestes campeonatos, se correr bem, se não houver azares. Pequenas coisas fazem a diferença", salientou.

Portugal participa nos Mundiais, que se disputam entre hoje e domingo, em Birmingham, no Reino Unido, com oito atletas: Nelson Évora (triplo salto), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso), Cátia Azevedo (400 metros e 4x400 metros), Lorene Bazolo (60 metros), Dorothé Évora, Filipa Martins e Rivinilda Mentai (4x400 metros), e Lecabela Quaresma (pentatlo).

Sem presença no primeiro dia de competição, que tem um programa reduzido, como provas no salto em altura e 3.000 metros femininos, Portugal entra em ação na sexta-feira com Lecabela Quaresma a abrir o seu pentatlo às 10:18.

No mesmo dia, Lorene Bazolo corre a primeira eliminatória dos 60 metros às 10:49 e Cátia Azevedo a primeira ronda dos 400 metros às 12:10.

No sábado, Tsanko Arnaudov vai estar na final direta do lançamento do peso a partir das 11:45, enquanto que Nelson Évora só entra na prova do triplo salto, também com final direta, às 19:08.

No mesmo dia, às 13:05, Cátia Azevedo, Dorothé Évora, Filipa Martins e Rivinilda Mentai correm a prova de estafeta 4x400 metros.