Girmawit Gebrzihair conquistou a medalha de bronze na prova dos 5000 metros, nos Mundiais de atletismo em sub-20. Apesar da medalha, é a aparência da atleta da Etiópia que está a causar polémica.

O bilhete de identidade de Girmawit Gebrzihair diz que ela tem 16 anos mas, pela foto, ninguém acredita. E as redes sociais já trataram de espalhar a polémica. A identificação no site da Associação Internacional de Atletismo (IAAF) diz que Girmawit Gebrzihair nasceu a 21 de novembro de 2001.

Isto vem levantar mais dúvidas sobre os métodos que determinam as idades dos participantes em provas da IAAF. A ficha de Girmawit Gebrzihair no organismo que rege o atletismo mundial apresenta registos desde o ano passado, quando apresentou 32 minuos e 33 segundos numa prova dos 10 km, disputado em Addis Abeba, capital da Etiópia, com apenas 15 anos. Fez ainda 9min28:44 nos 3.000 metros no passado mês de agosto em Assela e 15:35:01 nos 5.000 metros em Tampere no passado dia 10 de julho, que lhe valeu a medalha de bronze.

Além dos internautas, muitos atletas já questionaram a idade de Girmawit Gebrzihair, que parece ter acima dos 30 anos, em vez dos 16 que exibe no bilhete de identidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.