A lista liderada por Domingos Castro às eleições da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) apresentou hoje uma reclamação formal à Mesa da Assembleia Geral (MAG) do organismo, contestando a exclusão do ato eleitoral marcado para sábado.

Fonte oficial da candidatura confirmou hoje à agência Lusa que o elenco liderado pelo ex-atleta contestou a decisão de exclusão da Lista B pela MAG, por violação do artigo 10.º do Regulamento Eleitoral, pelo não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas no prazo de três dias.

No sábado, a lista liderada por Domingos Castro contestou a decisão, considerando não haver qualquer fundamento para a exclusão do ato eleitoral que vai encontrar o sucessor de Jorge Vieira na presidência do organismo que rege o atletismo em Portugal.

A mesma fonte disse que a reclamação formal é uma forma de evitar avançar com meios legais, como a interposição de uma providência cautelar, para a suspensão das eleições marcadas para o próximo sábado, à qual concorrem os atuais vice-presidentes da FPA Paulo Bernardo (Lista A) e Fernando Tavares (Lista C).

Na sexta-feira, a Mesa da Assembleia Geral da FPA anunciou ter rejeitado a lista liderada por Domingos Castro às eleições de 12 de outubro, para o quadriénio 2025-2028, por violação do artigo 10.º do Regulamento Eleitoral.

A lista de Domingos Castro, de 60 anos, conta com os antigos atletas Paulo Guerra e Sara Moreira como candidatos a vice-presidentes e de Carlos Paula Cardoso, ex-presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para a liderança da MAG.

Na lista do ‘Movimento de Mudança’, que tem como mandatário Luís Alves Monteiro, da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), José Eduardo (Conselho Fiscal), Paulo Duarte (Conselho de Disciplina), Francisco Coimbra (Conselho de Justiça) e João Coelho (Conselho de Arbitragem) são os candidatos à presidência dos restantes órgãos sociais.