O queniano Eliud Kipchoge e a colombiana Caterine Ibarguen foram hoje consagrados como os melhores atletas do ano, na Gala Anual da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), realizada no Mónaco.

Recordista mundial da maratona (2:01.39 horas) e vencedor das provas de Londres e Berlim, o queniano Eliud Kipchoge reuniu o máximo de votos do público e da família da IAAF, sendo assim o melhor atleta do ano. É o segundo queniano a ser distinguindo com este galardão, depois de David Rudisha (2010).

Os restantes finalistas eram o norte-americano Christian Coleman, recordista mundial e campeão mundial de pista coberta em 60 metros, o sueco Armand Duplantis, campeão europeu absoluto e campeão mundial de juniores no salto com vara, o francês Kevin Mayer, recordista mundial de decatlo, e Abderrahman Samba, do Qatar, invencível nos 400 metros barreiras com a melhor marca desde 1992.

Em femininos, a atleta do ano é a colombiana Caterine Ibarguen, de 34 anos, que, não contente com as suas prestações no triplo salto, se virou para o comprimento, com sucesso em ambas as disciplinas, chegando ao final do ano como vencedora de comprimento e triplo da Taça Continental, da Liga Diamante e dos Campeonatos da América Central e Caraíbas.

Foi a segunda vez na história dos troféus que uma atleta latino-americana vence o troféu, depois da cubana Ana Fidelia Quirot o ter conquistado em 1989. As outras nomeadas eram a britânica Dina Asher-Smith, campeã europeia de 100, 200 e 4x100 metros, a queniana Beatrice Chepkoech, recordista mundial dos 3.000 obstáculos, a veclocista das Bahamas Shaunae Miller-Uibo e a belga Nafissatou Thiam, campeã europeia e líder mundial do heptatlo.

Como estrelas em ascensão, os mais votados foram a velocista norte-americana Sydney McLaughlin, recordista mundial sub-20 dos 400 barreiras, e o saltador com vara sueco Armand Duplantis, recordista mundial sub-20 e campeão europeu absoluto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.