Sessenta atletas, entre federados, amadores e populares residentes no Lubango participam na próxima terça-feira numa prova de atletismo em alusão aos 93 anos da fundação da sede capital da província da Huíla, a assinalar-se naquele mesmo dia.

Promovida pelo projeto "Okuhateka (vamos correr)" da antiga fundista Ana Isabel, em parceria com a administração municipal do Lubango, a competição terá um percurso de dez quilómetros e juntará atletas seniores, juniores juvenis, infantis e iniciados de diversos clubes locais.

Em declarações à Angop, a mentora do projeto afirmou que o evento inicia na fábrica N'gola, arredores da cidade, e termina na praça João Paulo II, no centro.

Ana Isabel informou estarem criadas as condições para que a competição decorra sem sobressaltos, já que a administração conta com apoio da direção municipal da saúde, que disponibilizou uma viatura e água, além de ter garantido a segurança dos fundistas.

O Lubango foi elevado à categoria de cidade a 31 de maio de 1923.

O projeto "Okuhateka (vamos correr)" foi criado este ano de 2016 pela antiga fundista, que representou Angola nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

Ana Isabel foi eleita este mês ao cargo de presidente da associação de atletismo da província da Huíla.