A portuguesa Inês Henriques, campeã e recordista mundial dos 50 km marcha, disse hoje à Lusa ambicionar o título europeu da distância, depois de a Associação Europeia de Atletismo (EAA) ter confirmado a prova nos Europeus.

“Os meus objetivos são o campeonato do mundo de equipas e o campeonato da Europa. Vai ser duro uma vez que são duas competições de 50 km com uma diferença de três meses, o meu treinador, Jorge Miguel, diz que é possível e eu acredito”, afirmou a atleta natural de Rio Maior, em declarações à agência Lusa.

A prova de 50 km do campeonato do mundo de marcha por equipas está marcada para 05 de maio, em Taicang, na China, e a dos Europeus está agendada para 07 de agosto, em Berlim.

“Após a introdução da distância no Mundial era algo que esperava com naturalidade, tivemos de fazer alguma pressão, mas estou agradecida pela decisão da Associação Europeia de Atletismo (EAA)”, acrescentou.

Nas duas competições, a prova feminina vai ser disputada em simultâneo com a masculina, tendo a EAA estabelecido como mínimos para a prova continental 04:50.00 horas ou 01:39.00 nos 20 quilómetros.

“Não vejo problema de ser em conjunto, entendo colocarem uma marca aos 20 quilómetros para terem mais atletas, mas não concordo, uma vez que 20 quilómetros é muito diferente de 50, e para estar num campeonato já deveria ter feito pelo menos uns 50 quilómetros com esses mínimos”, rematou a marchador do Clube de Natação de Rio Maior.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.