Os atletas Joaquim Chamane e Ernestina Paulino, do Inter de Angola, venceram esta terça-feira, a 4ª edição da meia maratona Fuga para a Resistência, em ambos os sexos, disputada na cidade de Caxito, província do Bengo.

Em segundo lugar na classe masculina ficou o corredor Severino Vicente, do Petro de Luanda, seguido por Bastos Filipe do clube 1º de Agosto, num percurso de 21 quilómetros. Na categoria feminina, Josefina Batista e Teresa Tchicolili, ambas do clube 1º de Agosto posicionaram-se no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A prova tem sido dominada por atletas do Inter de Angola, com Miguel Candona, em 2011, Avelino Dumbo, em 2012 e Francisco Kaluvi, em 2013 a conquistarem o troféu.

Em declarações à Angop, o atleta Joaquim Chamane disse que o segredo da sua vitória residiu na boa preparação que teve para participar nesta competição. Elogiou o nível competitivo dos seus adversários, que souberam dar boa réplica, frisando que nesta sua terceira participação na meia maratona atlética Fuga para a Resistência, deu o seu máximo para alcançar o lugar cimeiro do pódio.

A organização distinguiu ainda os vencedores da prova dos três quilómetros em masculino, Alberto Amaral, e em feminino, Luzia Filipe, dos dez quilómetros Zazioza Paulo e Mário Rosário, dos paralímpicos, Anita Ngueve e Silvestre Ngula, veteranos, Maria Tomás e Lázaro João, e em triciclo, Janeth Dias e Betilson Pascoal.