O queniano Kelvin Kiptum venceu hoje a maratona de Londres, ao registar o segundo melhor tempo de sempre nesta distância, com o tempo de 2:01.27 horas, a 18 segundos do recorde do compatriota Eliud Kipchoge.

Kiptum, que já na sua maratona de estreia, em dezembro passado, em Valência (Espanha), tinha se tornado no terceiro melhor atleta mundial, registando o quinto tempo de sempre (2:01.43), num ranking liderado por Kipchoge, que, em 25 de setembro de 2022, venceu a maratona de Berlim em 2:01.09.

O corredor queniano protagonizou uma forte aceleração quando estavam decorridas 1:30 horas de prova, cortando a meta completamente destacado, à frente do seu compatriota Geoffrey Kamworor e do etíope Tamirat Tola, campeão do mundo, que terminaram nos segundo e terceiro postos, respetivamente.

Embora tenha dado sinais de sofrer de cãibras quando estava decorrida uma hora de prova, Hassan foi recuperando progressivamente o seu atraso para o grupo da frente, acabando por triunfar com o tempo de 2:18.33 horas, superando a etíope Alemu Megertu e a queniana Peres Jepchirchir, campeã olímpica, que foram segunda e terceira respetivamente.