A portuguesa Salomé Rocha vai correr os 10.000 metros no sábado, nos Mundiais de atletismo de Londres a pensar na colega Sara Moreira, ausente da prova devido a lesão.
"Vou correr por ela, vou correr por mim, vou correr pelos portugueses todos", garantiu, em declarações de antecipação já feitas em Londres.
Sara Moreira, que estava inscrita para a mesma distância, foi forçada a desistir por causa de uma entorse na tibiotársica direita na véspera do embarque para a capital britânica.
Salomé Rocha lamentou a ausência da colega não só nos treinos, mas também no estádio, quando o nervosismo é maior.
"Claro que para nós é sempre bom termos companhia nas câmaras de chamada, uma palavra amiga", disse.
O objetivo principal da fundista para esta competição, enfatizou, é bater o recorde pessoal, fixado em 32.05,82 minutos, por isso não tem ilusões sobre uma possível vitória.
"Vou seguir o meu ritmo, aguentar no grupo o máximo que conseguir, mas também cautelosa porque tenho perfeita noção de que o grupo das [atletas] africanas, para já, para mim, é impossível de acompanhar. Vou tentar andar próxima dos grupos das europeias", adiantou.
Salomé Rocha só conseguiu os mínimos para a prova dos 10.000 metros em julho, optando assim por esta distância em vez de correr a maratona.
"Eu tinha mínimos para a maratona, mas sempre disse que gostava de fazer os 10.000 porque acho que é uma disciplina em que ainda tenho uma capacidade de evolução e foi por isso fiz esta opção", justificou.
Os Mundiais de Atletismo começam hoje em Londres e decorrem até 13 de agosto.
Comentários