Portugal marca hoje presença nos Campeonatos Europeus de Corta-mato, em Tilburg, na Holanda, onde a equipa de seniores femininas é a que surge com expectativas mais elevadas.

Jessica Augusto, Sara Moreira, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Inês Monteiro, todas do Sporting, e ainda a estreante na categoria Cátia Santos (Estreito), deixam antever uma luta por um lugar acima do quarto posto alcançado no ano passado em Samorin, na Eslováquia.

Nesta 24.ª edição dos Europeus as atletas lusas vão tentar alcançar a 15.ª medalha coletiva de Portugal (oito de ouro, duas de prata e quatro de bronze) e a primeira desde 2011. No topo do favoritismo estão as britânicas, que não saem do pódio desde 1999 (seis títulos).

No setor masculino, a seleção portuguesa é menos candidata ao pódio e apenas contará com quatro elementos, pelo que nenhum poderá falhar. O objetivo será melhorar o oitavo lugar de 2017, pouco condicente com os pergaminhos de Portugal, que ostenta 12 medalhas (três de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).

A Espanha, com nove títulos no total, subindo sempre ao pódio desde 2004, é a natural favorita ao triunfo em Tilburg.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.