Os atletas Rodrigo Lima e Rita Figueiredo sagraram-se na quinta-feira campeões nacionais de milha em estrada, ao vencerem a segunda edição das provas masculina e feminina, respetivamente, na Marinha Grande.

Num pódio da geral formado na íntegra por três corredores sub-23 do Sporting, Rodrigo Lima foi o primeiro português a cortar a meta, ao percorrer os 1.609,34 metros em 4.12 minutos, marca também lograda pelo moçambicano Alex Macuácua, segundo colocado.

Alexandre Lucas encerrou o pódio global, a apenas um segundo do vencedor, sendo que Diogo Fraga (Run Tejo) foi o terceiro luso mais rápido e o quinto da geral, terminando a dois segundos da liderança, com o mesmo tempo do estónio Deniss Salkauskas, quarto.

Rodrigo Lima sucedeu a José Carlos Pinto, não inscrito este ano, no palmarés masculino da milha, com Rita Figueiredo a triunfar no lado feminino, face à ausência de Sara Inácio.

A atleta do Estreito sagrou-se campeã sénior e sub-23 da distância, ao terminar em 4.52 minutos, batendo por um segundo Beatriz Azevedo, da Juventude Vidigalense, enquanto Marta Castro, do Sporting, chegou a quatro segundos e repetiu o terceiro lugar de 2024.

Nos escalões mais baixos, Ricardo Alves, do Feirense, e Stela Fernandes, do Sporting, dominaram em sub-20, cortando a meta ao fim de 4.23 e 5.15 minutos, respetivamente.

David Moura, do Feirense, com 4.29 minutos, triunfou no evento masculino de sub-18, à imagem do que conseguiu Mariana Moreira, do Várzea, na vertente feminina, com 5.06.

Vencedor de quatro dos seis títulos em disputa, o Sporting foi o primeiro classificado nas classificações coletivas seniores, com 14 pontos nos homens, abaixo de Run Tejo (70) e Seia (83), e 27 nas mulheres, deixando para trás Run Tejo (75) e Thomar Athletics (89).