O atleta internacional cabo-verdiano residente nos Estados Unidos da América, Ruben Sança, classificou-se no 29º lugar no Maratona de Berlim, Alemanha com tempo de 02:21:39.

O maratonista cabo-verdiano fez a prova, que decorreu nesta madrugada na Alemanha, dois minutos acima dos mínimos para os Jogos Olímpicos, que é de 02:19.

Para conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o atleta cabo-verdiano precisa fazer um tempo abaixo de 02:19, nas provas realizadas a partir de 01 de Janeiro de 2019, quando abre a janela olímpica.

O atleta que reside nos Estados Unidos é bolseiro da Solidariedade Olímpica para os Jogos de Tóquio’ 2020 e quer estar presente em grandes competições desportivas, para chegar ao objectivo delineado.

O campeão olímpico dos Jogos do Rio, há dois anos, Eliud Kipchoge, de 33 anos, conquistou  a Maratona de Berlim, uma das mais tradicionais do planeta, com o tempo de 2:01:39, derrubando o recorde mundial da maratona, que pertencia ao seu compatriota Dennis Kimetto (2:02:57).

A segunda colocação  ficou com Amos Kipruto; o terceiro lugar foi de Wilson Kipsang,  todos quenianos.

Na prova feminina, a vencedora foi a também queniana Gladys Cherono, com 2:18:10, novo recorde da Maratona de Berlim. Ela foi seguida por Ruti Aga e Tirunesh Dibaba, ambas da Etiópia.

Milhares de pessoas participaram na prova em dia de sol na capital alemã. Os corredores largaram em três blocos, com o primeiro destinado aos atletas de elite.