Três atletas portuguesas vão competir hoje nos Mundiais de pista coberta de Birmingham e todas elas apontam para a melhoria dos seus recordes pessoais, já que uma classificação entre as primeiras parece inviável.

São elas Lecabela Quaresma no pentatlo, Cátia Azevedo, nos 400 metros, e Loréne Bazolo, nos 60 metros - esta última ainda a pensar no 'velho' recorde nacional de Lucrécia Jardim.

Bazolo, uma atleta nascida no Congo e nauralizada portuguesa, já correu esta época em 7,27 segundos, o que é o seu melhor e a deixa a somente dois centésimos do máximo de Lucrécia, que já tem 20 anos.

Começa a prova às 10:35, nas eliminatórias, que assume querer passar para ir às semi-finais, às 18:50.

"A concorrência está forte, mas eu estou focada no objetivo que quero atingir. É um campeonato do mundo, as atletas são fortes e eu também trabalhei e por isso estou aqui para lutar pelo meu objetivo", disse aos jornalistas, na antevisão da competição.

Na sua série, corre na pista um e é a quinta mais rápida - Passam às semi-finais as três mais rápidas de cada série e os restantes seis melhores tempos.

Ainda durante a manhã, pelas 12:10, Cátia Azevedo estreia-se em Mundiais de pista coberta, graças ao surpreendente mínimo de 53,13, seu recorde pessoal.

É a quinta mais rápida da sua série (passam duas diretamente e depois seis por tempos, no conjunto) e mesmo que faça melhor que o seu máximo a qualificação é improvável.

Ao longo do dia, vão estar no pavilhão as 12 atletas envolvidas no pentatlo e Lecabela Quaresma é uma delas.

A sequência das provas, entre as 10:18 e as 20:17, é: 60 metros barreiras, Altura, Peso, Comprimento e 800 metros.

Segunda melhor portuguesa de sempre, atrás da antiga campeã Naide Gomes, tem como recorde pessoal 4.473 pontos, no ano passado. Esta época tem estado um pouco menos bem, mas ainda assim acabou por receber um convite da IAAF para completar o grupo de 12 participantes.

Na ausência da atual campeã olímpica e mundial do heptatlo, a belga Nafissatou Thiam, os britânicos anseiam por um triunfo de Katarina Johnson-Thompson, que ainda não fez pentatlo em 2018 mas tem excelentes testes nas provas individuais.

A canadiana Briana Theise Eaton não defende o título (retirou-se) e em ação estarão a norte-americana Erica Bougard, líder do ano, e a austríaca Ivona Dadic, segunda melhor.

No programa do dia há mais três finais, o comprimento masculino e o peso e 60 metros femininos.

Programa da jornada:

10:18 60 metros bar. F Pentatlo Lecabela Quaresma

10:49 60 metros F Elimin. Loréne Bazolo

11:55 Altura F Pentatlo Lecabela Quaresma

12:10 400 metros F Elimin. Cátia Azevedo

13:15 Peso F Pentatlo Lecabela Quaresma

18:00 Comprimento F Pentatlo Lecabela Quaresma

18:50 60 metros F Semi-Final Loréne Bazolo (?)

19:35 Comprimento M Final

20:10 Peso F Final

20:17 800 metros F Pentatlo Lecabela Quaresma

20:32 400 metros F Semi-Final Cátia Azevedo (?)

21:38 60 metros F Final Loréne Bazolo (?)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.