O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano Gracelino Barbosa vai representar Cabo Verde nos "IV INAS Globais Jogos", que se realizam de 20 a 27 do corrente mês no Equador, nas disciplinas dos 100, 200, 400 metros e saltos.

Trata-se de uma competição exclusivamente virada para atletas com insuficiências intelectuais intelectuais, que vai ser disputada nas cidades de Gouayaguil, Guaranda e Cuenca, envolvendo milhares de atletas em representação de 35 países.

De acordo com a organização, este evento desportivo tem o estatuto do Campeonato do Mundo e será realizado pela primeira vez fora da Europa, visando certificar os atletas para os Jogos Paralímpicos Rio’2016.

Os “IV INAS Globais Jogos” vão ser disputados nas modalidades de atletismo, basquetebol, ciclismo (estrada e pista), futsal, remo, natação, taekwondo, ténis e ténis de mesa.

Gracelino Barbosa é, juntamente com Márcio Fernandes, referenciado pelo Comité Paralímpico de Cabo Verde como um dos maiores atletas cabo-verdianos dos desportos paralímpicos.

Gracelino Barbosa, atleta de 28 anos, nascido no Tarrafal de Santiago, é recordista do mundo nos 110 metros barreiras, conquistado no IX Campeonato do Mundo para atletas com deficiência intelectual (T/F-20) na cidade de Praga, República Checa.