Trata-se de um torneio que a NBA apadrinha em todo mundo, para detecção de talentos, aberto a equipas mistas, com meninas e rapazes não federados dos 10 aos 14 anos.

Neste sábado, integrantes das 30 equipas inscritas e seus respectivos familiares e apoiantes proprocionaram uma manhã animada e divertida no pavilhão multiuso de Luanda, na presença da delegação da NBA chefiada pelo congolês Amadou Gallo Fall, representante da NBA Africa.

Além do convívio, a criançada emocionou-se com a performance de uma equipa de "smashs" de exibição dos Chicago Bulls que integra a caravana para abrilhantar a cerimónia de abertura.

Outro momento alto foi o jogo inaugural, entre Formiguinhas do Cazenga (Denver Nugget) e Colégio Anunciação (Gold State Warriors), vencido pelos primeiros por 22-15 (7-2). A plateia, que preencheu quase por ocmpleto uma das bancadas centrais do recinto, constituída na maioria pelas equipas participantes no torneio, aplaudiu e vibrou para os dois lados, tornando num sábado de festa.

Participam neste primeiro torneio da NBA em Angola colégios privados e escolas públicas, tendo para isso havido uma selecção das 30 melhores de um grupo de estabelecimentos de ensino interessado que aproxiamava das seis dezenas.

Segundo fonte da organização, no critério para o "filtro" pesou o conhecimento dos fundamentos básicos da modalidade.

A NBA Junior é um programa da NBA destinado ao desporto escolar em que os planteis intervenientes adoptam os nomes das equipas da liga norte-americana de basquetebol, o mais famoso campeonato do mundo de basquetebol.

Em África, além de Angola mais oito países já implementam o projecto, dentre eles Moçambique e África do Sul.

A Academia Helmarc, gestora do pavilhão Multiuso, é a parceira da NBA neste projecto, enquanto o antigo internacional angolano Joaquim Gomes "Kikas" é o padrinho desta edição.

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol mostrou-se entusiasmada com o evento e pretende ver extensivo a escolas de todo o país num futuro próximo, conforme revelou à Angop o seu presidente, Helder Cruz "Maneda", em breve conversa no final do acto inaugural.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.