O antigo selecionador sénior masculino de basquetebol de Angola, Alberto de Carvalho "Ginguba", afirmou que o sucesso obtido pela modalidade em 2013 pode vir a repetir-se nos próximos anos.

Em declarações à Angop, no pavilhão multiusos do Kilamba, em Luanda, disse que tais êxitos não foram casuais, mas devido a um trabalho de longa data que está a dar os primeiros frutos, sobretudo nos escalões etarios.

"Avaliando pelos resultados das nossas seleções nos vários escalões e também dos nossos clubes, 2013 foi um grande ano", destacou, aludindo ao facto do basquetebol nacional ter vencido quase tudo em termos de competições internacionais naquele ano.

Apesar de reconhecer serem ainda poucas as equipas nos campeonatos nacionais, disse existir aposta forte de alguns clubes históricos que mantêm a chama da modalidade, aconselhando os restantes a seguirem o mesmo exemplo.

Entre os feitos em 2013, destaque para as conquistas dos africanos em sénior masculino e feminino, a consagração na liga de clubes do 1º de Agosto (masculino) e Interclube (feminino), e ainda a conquista inédita do campeonato africano em sub-16 (masculino) que culminou com a presença no Campeonato do Mundo sub-17, este ano, no Dubai.