Os atletas que representarão o país na Zâmbia, de 25 a 28 deste mês, no zonal de apuramento ao Afrobasket2017, competição cujo objectivo é vencer e dignificar o nome de Angola, serão conhecidos no dia 20 deste mês, soube-se hoje (quinta-feira), em Luanda.

O facto foi avançado pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Hélder Cruz “Maneda”, durante uma conferência de imprensa destinada à apresentação da dupla técnica que vai dirigir a equipa nacional no torneio de Lusaka, constituída por Carlos Diniz (principal) e Manuel Silva “Gi”, adjunto.

No entanto, o seleccionador referiu ter em conta a necessidade de levar os melhores da actualidade, independentemente do factor idade, sendo que existem jovens a despontar, assim como atletas mais velhos, e experimentados a nível internacional, a realizarem bom campeonato nacional.

“Irão os que se mostrarem competentes e estiverem em alto nível, disse o treinador, adiantando que, em função do pouco tempo que resta para a preparação, ficarão de fora atletas que evoluem no exterior do país, como o extremo Carlos Morais (Benfica de Lisboa) e os postes Yanick Moreira, da equipa do Toronton Raptors na Liga de Desenvolvimento da NBA (D-League), Sílvio Sousa e Bruno Fernandes, que actuam no Mont Verde dos Estados Unidos de América.

O responsável federativo disse estarem criadas condições de trabalho para a “empreitada”, embora haja alguns pendentes, entre os quais financeiro, cuja direcção, recém empossada, tudo está a fazer no sentido de ultrapassar.

Além de Angola e a anfitriã Zâmbia, participam no zonal de apuramento, em Lusaka, as selecções da África do Sul e Ilhas Maurícias, ao passo que o Afrobasket2017 terá lugar em Agosto próximo no Congo Brazzaville.