A seleção angolana de basquetebol sénior masculina deverá estagiar na Espanha, onde pretende efetuar cinco jogos amigáveis, na preparação para o torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos (pré-olímpico), a ser disputado de 4 a 10 de julho, na Sérvia.

Os adversários estão ainda por indicar.

A informação foi avançada esta quinta-feira em conferência de imprensa, pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, referindo que a viagem está prevista para o próximo dia 18.

Os atletas apresentam-se sexta-feira e os trabalhos iniciam na próxima segunda-feira, no pavilhão Victorino Cunha.

Por sua vez, o selecionador angolano, Carlos Dinis, reiterou o objetivo de competir para garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos, embora reconheça que será difícil, tendo em conta o potencial dos adversários.

O torneio pré-olímpico vai decorrer em três países. Angola faz parte do grupo A, sedeado na Sérvia, onde vai defrontar o país anfitrião e Porto Rico. A Itália e as Filipinas também vão albergar outras séries do evento.

Eis os convocados: Armando Costa, Gildo Santos, Islando Manuel, Edson Ndoniema, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Valdelicio Joaquim e Roberto Fortes (Libolo), Gerson Gonçalves, Leonel Paulo, Reggie Moore (Petro de Luanda), Gerson Domingos (Interclube), Sílvio Sousa, Bruno Fernandes (Universidade Valparaiso/EUA), Valdir Manuel (EUA), Yanick Moreira (Múrcia de Espanha).