A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol nomeou Anacleto Monteiro (Kula) para dirigir a seleção cabo-verdiana de basquetebol, bem como a coordenação de todas as seleções do país durante o ciclo olímpico 2017/20.

Kula, que foi chamado para a seleção após uma reunião entre o diretor técnico e o ex-selecionador, o técnico português Luís Magalhães, no último fim-de-semana, passa a partir desta data a desempenhar as funções de treinador principal da seleção cabo-verdiana sénior.

Além disso, terá o compromisso de coordenar todas as seleções, de acordo com o Modelo de desenvolvimento do Atleta 2020.

Segundo o presidente da FCBB, André Delgado, esta escolha tem por objetivo a reestruturação do basquetebol cabo-verdiano, criando bases sólidas para a excelência desportiva que se quer atingir em Cabo Verde.

"Como sabemos, sem uma base sólida, sem uma estrutura de formação capaz, dificilmente conseguiremos atingir os patamares africanos e quiçá mundiais de primazia do basquetebol. Assim, a FCBB criou o Modelo de Desenvolvimento Atleta 2020, que irá definir o perfil do basquetebolista cabo-verdiano", explica a Federação.

Anacleto Monteiro (Kula) já conta com alguma experiência na matéria, tendo selecionado, por exemplo, Cabo Verde para os jogos da CPLP realizados no arquipélago, e do torneio pré-olímpico para a competição na Grécia.