As associações regionais de basquetebol ameaçam boicotar as provas regionais na próxima época desportiva e interpor uma ação judicial junto dos tribunais caso a mesa da assembleia-geral da Federação não convoque uma assembleia-geral eletiva até 01 de outubro.
Estas reivindicações constam da carta de protesto enviada esta quinta-feira à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol pelas associações regionais de basquetebol das regiões desportivas de Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista, São Vicente, Sal, Fogo e Santo Antão.
As associações ameaçam ainda levar esta preocupação as autoridades governamentais, a FIBA África e FIBA Mundo, alegando «violação constante dos Estatutos da FCBB e dos direitos dos sócios ordinários por parte dos órgãos sociais da FCBB».
As associações, lê-se ainda na missiva a que a Inforpress teve acesso, admitem a possibilidade de criar uma comissão eleitoral, para, nos termos do artigo 25º, convocar novas eleições e eleger novos corpos sociais para que sejam garantidos o cumprimento dos seus direitos.
Isto porque, as associações regionais reclamam que, desde 28 de julho, solicitaram uma assembleia-geral e da qual constava uma proposta de novos Estatutos, Regulamento de Provas e de Disciplina que seriam discutidas e aprovadas nessa Assembleia «aliás direito esse que está devidamente consagrado na alínea a) nº 1 do artigo 7º dos Estatutos da FCBB em vigor», mas que não tiveram qualquer resposta.
A nova época desportiva 2013/14 arranca oficialmente a 01 de outubro, data limite do ultimato dos presidentes das associações à FCBB, «caso não seja marcada a assembleia-geral com a ordem de trabalho proposta na correspondência».
Comentários