A seleção nacional de basquetebol feminino em sub-17 procura, sexta-feira, a primeira vitória no mundial que decorre na Bielorrússia, quando defrontar a China, em jogo das classificativas, após o "jejum" na fase inicial.

O conjunto orientado por Elisa Pires inicia praticamente um novo mundial, em Minsk (capital bielorrussa), tendo agora a oportunidade de fazer melhor em relação às quatro derrotas até então consentidas, tendo em vista a posição mais equilibrada entre o 9º ao 16º postos, ante oponentes teoricamente menos capazes do que a Austrália (43-81), Canadá (36-66), Letónia (47-68), para os quais perdeu na fase de grupos, e Hungria (48-88), nos oitavos-de-final.

Marcado para às 11:00 (TMG), o confronto entre angolanas e chinesas marca o retomar da competição, em função da pausa registada hoje.

Outros jogos da primeira ronda das classificativas são: Mali-Argentina (12h), Colômbia-Canadá (13:15) e Bielorrússia-Nova Zelândia, às 14:30. Os vencedores jogarão entre si na “luta” do 9º ao 12º, enquanto os vencidos definem as últimas quatro posições (13º a 16º).

O mundial, cuja final será domingo, começou a 21 deste mês e tem a formação australiana como detentora do título.