O Benfica viajou na madrugada de hoje para a cidade austríaca de Kapfenberg a sonhar com a qualificação para a fase de grupos da nova Liga dos Campeões de basquetebol, organizada pela Federação Internacional (FIBA).

A primeira mão da primeira pré-eliminatória joga-se já na terça-feira, em Kapfenberg, pelas 19:00 (hora de Lisboa), repetindo-se novo duelo entre as duas equipas na segunda mão, agendada para quinta-feira, pelas 21:00, na Luz.

“O nosso objetivo primordial na Liga dos Campeões da FIBA consiste em chegar à fase regular. Era muito importante para o Benfica e o basquetebol português conseguir competir nesta Liga ao mais elevado nível", sublinhou José Ricardo Rodrigues à Lusa, durante a apresentação oficial da equipa para a época de 2017/18.

Apesar de o basquetebol austríaco não ser, em teoria, superior ao português, os Bulls de Kapfenberg são os atuais campeões do seu país, tendo no seu currículo cinco títulos da I Liga e três Taças da Áustria.

O Kapfenberg é treinado por Michael Schrittweiser e possui nas suas fileiras diversos internacionais austríacos, três norte-americanos (Kareem Jamar, Brian Oliver e Marck Coffin), um sérvio (Bogic Vujosevic) e um croata (Milan Stegnjaic).

A equipa que superar esta eliminatória inaugural irá enfrentar a formação búlgara do Lukoil Academic na segunda pré-eliminatória da prova.

Este ciclo a eliminar, composto por três rondas, apura para a fase regular oito equipas, que se irão juntar às 24 que já estão qualificadas, num total de 32 concorrentes divididos por oito grupos de quatro conjuntos cada.

Cada uma das oito equipas que atingir a fase regular, que se realiza entre 10 de outubro e 07 de fevereiro de 2017, recebe um prémio monetário de 50 mil euros. E as formações que não se qualificarem transitam para a FIBA Europe Cup, prova que integra o FC Porto.

O título desta Liga dos Campeões decide-se através de uma ‘final four', agendada entre os dias 04 e 06 de maio do próximo ano.

O detentor do título desta competição, que apenas se iniciou na temporada de 2016/17, é o conjunto espanhol do Tenerife, que bateu na final a equipa turca do Banvit, embolsando uma verba de um milhão de euros.