A equipa portuguesa de basquetebol que hoje conquistou, em Tarragona, Espanha, a medalha de bronze na competição de 3x3 já só pensa em preparar a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio, em 2020.

"Agora? agora, é fazer uma festa e ao chegar a casa continuar a planificar muito bem o futuro. Temos de consolidar torneios, a modalidade, os atletas. Vamos disputar as qualificações para os Jogos Olímpicos. Vamos focar-nos nisso", disse o treinador Américo Santos.

A equipa feminina, constituída por Ana Rua, Emília Ferreira, Josephine Filipe e Sofia Pinheiro, conquistou hoje a medalha de bronze na competição de 3x3 nos Jogos do Mediterrâneo, ao vencer a Sérvia por renhidos 21-20.

Aos jornalistas, após o jogo que deu o bronze a Portugal, Américo Santos, disse estar "muito feliz", mas quis frisar que a vitória foi "claramente das jogadoras" que, descreveu, "foram fantásticas".

"Sabíamos que tínhamos alguma qualidade e tínhamos objetivos. Dissemos entre nós na brincadeira que íamos conseguir uma medalha e afinal concretizou-se. E só perdemos por um ponto a prata e o ouro. Somos bastante competitivos. Há muito futuro para esta modalidade em Portugal. Já estamos a competir com potências mundiais. Batemo-nos taco a taco", afirmou o treinador.

A modalidade de basquetebol 3x3 despediu-se hoje dos Jogos do Mediterrâneo, sendo esta uma das 29 modalidades nas quais Portugal está representado na competição, com 232 atletas.