A seleção portuguesa de basquetebol feminina inicia hoje em Ofir mais um estágio, que prevê dois jogos particulares na Polónia e que visa a preparação para a fase de qualificação do Europeu de 2019.

Já sem hipóteses de qualificação, a turma das ‘quinas’ viaja para a cidade polaca de Wladyslawowo na próxima segunda-feira, local onde defrontará a congénere polaca nos dois dias seguintes.

O próximo duelo oficial de Portugal está agendado para o dia 17 de novembro, data em que recebe a seleção de Israel na quinta ronda do grupo D, ante fechar a sua participação na qualificação no dia 21, com uma deslocação a Inglaterra.

Nas últimas duas semanas, Portugal esteve a estagiar na Póvoa de Varzim, local onde realizou cinco jogos de controlo frente a Holanda e Alemanha.

Foram embates que serviram, sobretudo, para o selecionador Ricardo Vasconcelos experimentar diversas jogadoras, nomeadamente as que vivem e jogam no estrangeiro.

No grupo D de qualificação, Portugal ocupa a quarta e última posição (quatro pontos), estando já afastado do apuramento para a fase final do Eurobasket, que decorre em agosto de 2019 na Sérvia.

Grécia e Inglaterra lideram a série, com sete pontos, enquanto Israel é terceiro classificado, com seis.

Lista de convocadas:

- Bases: Inês Viana (CAB Madeira), Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Joana Soeiro (Marian University/EUA) e Alice Martins (Olivais Coimbra).

- Extremos: Laura Ferreira (South Florida University/EUA), Maria João Correia (Valência Basket/Esp), Marcy Gonçalves (CAB Madeira), Carolina Gonçalves (University Regina/Can), Carolina Escórcio (Quinta dos Lombos), Márcia Costa (KSC Szekzard/ Hun) e Josephine Filipe (Quinta dos Lombos).

- Postes: Lavínia da Silva (Cestistica Spezzina/Ita), Joana Cruz (Guifões) e Emília Ferreira (GDESSA Barreiro).