A seleção angolana de basquetebol feminino em sub-17 estreia-se no mundial da categoria, a 21 de julho próximo, diante da sua congénere da Austrália, campeã em título, ditou o sorteio da prova, realizado esta terça-feira na cidade de Minsk, capital da Bielorrússia.

A tiragem colocou as angolanas no grupo D, com as formações do Canadá, segundo adversário (dia 22) e Letónia, terceiro e último da fase de grupos, com a qual o cinco angolano joga a 24 de julho, estando o dia anterior (23) reservado para a primeira pausa da competição.

Eis os grupos:

A – Japão, Colômbia, Bielorrússia e França

B – China, Estados Unidos, Itália e Mali

C – Argentina, Nova-Zelândia, Espanha e Hungria

D – Angola, Letónia, Canadá e Austrália

Após os três jogos nas respetivas séries, as 16 seleções passam para os oitavos-de-final, onde defrontar-se-ão no sistema cruzado entre os integrantes do grupo A com os do B e os do C com D (A1XB4; A2XB3; A3XB2 e A4XB1) e (C1XD4; C2XD3; C3XD2 e C4XD1), devendo os vencedores seguirem para os quartos-de-final, enquanto as restantes disputam as classificativas do 9º ao 16º lugar.

O mundial será realizado de 21 a 29 de julho deste ano na Bielorrússia. A edição anterior teve lugar em 2016, em Espanha, e foi ganha pela Austrália, que superou na final a Itália, por 62-38.