A presença, pela primeira vez, do basquetebolista Sílvio Mateus constitui a novidade do grupo de 12 jogadores convocados para os serviços da seleção nacional sénior masculina, tendo em conta a disputa do torneio internacional da China, de 28 deste mês a 5 de agosto.

De 23 anos, o extremo angolano atua no UBSC Raiffisen Graz da Áustria.

Quanto às ausências destaque para os extremos Leonel Paulo (Petro de Luanda), Eduardo Mingas (1.º de Agosto) e Olímpio Cipriano (Recreativo do Libolo), sendo o primeiro por razões familiares e os dois últimos por opção técnica, informou à Angop o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Hélder Cruz.

Apresentados esta manhã no pavilhão multiusos do Kilamba, constam ainda da lista dos convocados os basquetebolistas Hermenegildo Mbunga, Pedro Bastos (Sport Benfica e Libolo), Alexandre Jungo, Gerson Domingos (Interclube), Gerson Gonçalves (Petro de Luanda), Mohamed Malick, Jaques Conceição, Sebastião Quicuambi, Edson Ndoniema (1.º de Agosto), Reggie Moore e Yanick Moreira (ambos sem clubes).

O cinco nacional viaja esta quinta-feira para o palco da competição.

No torneio, Angola participa na condição de detentor do troféu (conquistado em 2017). Estarão no evento as seleções da Lituânia, Sérvia e a anfitriã.

Os pupilos de Willian Voigt vão aproveitar esta prova para preparar a próxima fase das eliminatórias ao Mundial de 2019, a decorrer de 14 a 16 de setembro em Túnis.
Para o apuramento ao Mundial da China, a seleção nacional está no grupo E, com as congéneres dos Camarões, Tchade, Egipto, Marrocos e Tunísia.