O Benfica, líder destacado do campeonato, é o grande favorito à vitória na “Final a 8” da 64.ª edição da Taça de Portugal de basquetebol, que se realiza de quinta-feira a domingo, em Fafe.

A formação de Carlos Lisboa já ganhou esta época o Troféu António Pratas, a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos, sempre em finais com a Académica, precisamente a sua adversária nos “quartos” da segunda prova mais importante do calendário luso.

Em todas as competições, o Benfica só perdeu ainda um jogo, curiosamente em casa, face ao CAB Madeira (84-93, após dois prolongamentos), segundo no campeonato, que os “encarnados” venceram fora por claros 74-50, nos “oitavos”.

Face à Académica, e além dos triunfos nas três finais (71-44, 68-53 e 85-74), o conjunto da Luz venceu também os dois embates para o campeonato (71-62 em Coimbra e 93-79 em Lisboa).

Além do embate entre “águias” e “estudantes”, pelas 21h00, a jornada inaugural, marcada para quinta-feira, inclui, pelas 19h00, o embate entre o Algés (dois triunfos/14 derrotas) e o Sampaense (oito/oito).

Do outro lado do “quadro”, que começa a ser jogado sexta-feira, a Ovarense, terceira classificada da Liga, com os mesmos 11 triunfos e cinco desaires da Académica, é a principal candidata a chegar à final.

Os vareiros defrontam nos “quartos” o Illiabum, quinto da Proliga, a segunda divisão do basquetebol, que tem outro representante, o Maia Basket, segundo e adversário do Vitória de Guimarães, quinto da Liga (nove triunfos e sete derrotas).

Das oito equipas presentes na “Final a 8”, apenas metade já ganharam a competição, sendo que o Benfica lidera o palmarés, com 18 troféus, mais cinco do que o detentor FC Porto, que decidiu acabar com a equipa principal no final da época passada.

Os “encarnados” já não vencem, no entanto, a competição desde 1995/96, época em que colecionaram o quinto título consecutivo – são já 16 as temporadas de “seca”.

A Académica (última vitória em 1970/71) e a Ovarense (2008/2009) contam ambas três vitórias, enquanto o Vitória de Guimarães venceu a prova uma vez, em 2007/2008.

Os quartos de final realizam-se quinta e sexta-feira, com as meias-finais no sábado (15h00 e 17h00) e a final no domingo (16h00), sendo que os encontros dos dois últimos dias terão transmissão direta na SportTV2.