Continua o imbróglio à volta do campeonato cabo-verdiano de sub-18 em basquetebol masculino. Apesar de ontem se ter disputado a primeira jornada, ainda não se sabe qual será o figurino final da prova nem o calendário definitivo.

Isto porque no início estava previsto um campeonato com cinco equipas, num sistema de todos contra todos, a realizar em S. Vicente. Mas até ontem, só duas equipas estavam na ilha do Mindelo: Porto Novo Basket e Académica do Mindelo, a campeã em título.

Esta situação caricata foi duramente criticada pelos treinadores do Porto Novo Basket e Académica do Mindelo, equipas que se defrontaram na primeira jornada.
O treinador do Porto Novo Basket, Adilson Fortes, classificou de «brincadeira» o que sucedeu ontem.

«Viemos de Santo Antão para participar num campeonato de Cabo Verde com cinco equipas, mas o que encontramos em São Vicente foi uma desorganização total, pois das cinco equipas previstas  apenas o Porto Novo Basket e Académica do Mindelo compareceram», disse o  técnico portonovense.

Na mesma linha, Cula Monteiro, treinador da Académica do Mindelo, lamentou o facto de, no final do primeiro jogo, não conhecer sequer o calendário da prova e do dia em que a sua equipa volta a competir.

Por seu lado, a presidente da Associação de Basquetebol de São Vicente, Neusa Maniche, adiantou que só esta sexta-feira, 20, poderá informar sobre o calendário da competição. «Estamos à espera da Praia (sede da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol)», lançou.
No jogo de ontem, A Associação Académica do Mindelo venceu o Porto Novo Basquet por 54-31, iniciando da melhor maneira a defesa do título de campeã de Cabo Verde em basquetebol, escalão sub-18.

O jogo, a contar para a primeira jornada do campeonato de Cabo Verde, disputado no polivalente Município de Oeiras, na cidade do Mindelo, foi dominado do princípio ao fim pela equipa de São Vicente, bi-campeã de Cabo Verde em título.

Para além das equipas campeãs de Santo Antão e de São Vicente, o campeonato de Cabo Verde de sub-18 envolve ainda as representantes da ilha do Fogo e das regiões desportivas de Santiago Norte e Santiago Sul.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.