Cristiano Ronaldo, LeBron James, Kevin Durant e Tiger Woods são alguns dos desportistas mais bem sucedidos do Mundo, com contrato com a Nike. Nessa lista restrita de craques mundiais podia estar o nome de Stephen Curry, estrela da NBA que carregou os EUA ao ouro olímpico no basquetebol no início do mês, em Paris.
Podia...já que fez parte desta família. Na sua formação universitária como basquetebolista, Steph Curry usou sapatilhas da Nike.
No seu último ano como universitário no Davidson College, Curry terminou como jogador com mais pontos da primeira divisão da NCCA (média de 28,6 por partida), o que levou os Warriors a escolherem o base como sétima escolha no Draft da NBA, em 2009. Na altura, Curry celebrou um contrato com a Nike até 2013, ano em que explodiu e bateu o recorde de triplos numa temporada na NBA.
Conta o jornal 'Marca' que, com o fim do contrato, Steph Curry passou a jogador livre, para ouvir propostas, apesar de a Nike estar em vantagem. No anterior contrato, havia uma cláusula em como a Nike podia renovar o vínculo com o atirador se igualasse a melhor proposta de outras marcas.
Diz o jornal espanhol que tudo mudou na primeira reunião entre Curry, o seu pai Dell Curry, antigo jogador da NBA, e os representantes da Nike nos escritórios dos Warriors. A reunião para apresentar os planos da Nike para Curry foi um desastre.
Cedo ficaram convencidos que a marca não ia colocar Curry em pé de igualdade com outras estrelas da NBA como Kobe Bryant, Kevin Durant e LeBron James. O facto de se terem enganado no nome do jogador também não ajudou: chamaram-no repetidas vezes Stephon Curry em vez de Stephen Curry e nem deram conta. Outro erro foi o nome de Kevin Durant ter aparecido numa das páginas do Powerpoint que estavam a mostrar ao jogador e ao seu pai sobre os planos que tinham para o base.
Under Armour arriscou e nunca mais parou de crescer
Os 2,5 milhões de dólares oferecidos pela Nike foram insuficientes para manter o jogador, que assinou pela Under Armour por 4 milhões de dólares por época. A Nike podia igualar a oferta mas optou por não faze-lo. O risco compensou já que Curry converteu-se num dos melhores jogadores da história da NBA, prova que venceu em 2015, 2017, 2018 e 2022.
Antes da chegada do base, as ações da Under Armour valiam 47 dólares, preço que disparou até chegar aos 120. A marca valia 14 mil milhões de dólares antes de Curry ter entrado no seu universo, passando depois para os 28 mil milhões em poucos anos. A chegada do base dos Warriors ajudou a empresa a chegar ao golfista Jordan Spieth, ao jogador de basebol Bryce Harper e a outros contratos.
O vínculo atual de Curry com a Under Armour, assinado em 2023, prevê o pagamento de 225 milhões de euros anuais ao jogador, e ainda uma participação acionista na empresa (8,8 milhões de unidades de ações restritas das ações ordinárias da empresa, no valor de 75 milhões de dólares).
Além do valor base anual, o nove vezes All-Star da NBA, terá direito a uma percentagem sobre a venda de produtos e bônus de incentivo sobre o seu desempenho em campo. O base será ainda presidente da Curry Brand, marca criada em 2020 pela Under Armour para competir com a Jordan Brand, da Nike.
O risco assumido pela Under Armour acabou por compensar. As sapatilhas de Curry são as segundas mais vendidas dos EUA, apenas superadas pelas de Michael Jordan. Steph aparece à frente de nomes como Kobe Bryant, LeBron James e Kevin Durant.
Comentários