A Eslovénia tornou-se este domingo na primeira seleção a garantir um lugar nos oitavos de final do Europeu de basquetebol, a decorrer em quatro países, ao vencer a Grécia por 78-72, em encontro disputado em Helsínquia.

A formação eslovena somou o terceiro triunfo em três jogos e lidera o Grupo A com o pleno de seis pontos, depois de um encontro em que foi liderada pelo ‘miúdo’ Luka Doncic (22 pontos), secundado pelo ‘NBA’ Goran Dragic (20).

Antes de superar os gregos, a Eslovénia já havia batido a Polónia por 90-81 e a Finlândia por 81-78.

Nos outros jogos da terceira ronda do agrupamento hoje realizados, a França ‘cilindrou’ a Islândia por 115-79 e a Finlândia superou a Polónia por 90-87, após dois prolongamentos, graças sobretudo a Lauri Markkanen (27 pontos).

Em relação ao Grupo B, a liderança é repartida a três, face aos primeiros desaires de Alemanha (80-82 com Israel) e Itália (73-78 com a Lituânia), que foram alcançadas pelos lituanos. Um ponto abaixo, seguem Geórgia, Ucrânia e Israel.

Destaque para o triunfo de Israel, que a atuar em casa, em Telavive, entrou para o quarto período a perder por 16 pontos com a Alemanha e acabou por dar a volta.

O norte-americano naturalizado Richard Howell, autor de 23 pontos, 11 ressaltos e sete desarmes de lançamento, foi a grande figura dos israelitas, juntamente com Omri Casspi, futuro jogador dos Warriors, que logrou 20 pontos e 11 ressaltos.