O FC Porto entrou hoje a vencer na fase de grupos da Taça Europa de basquetebol, batendo em casa os húngaros do Szolnoki Olajbanyasz por 77-68, na primeira jornada do Grupo I.

No Dragão Arena, a equipa portuguesa foi a mais regular e dominou quase todos os períodos do jogo, vencendo o primeiro parcial por 20-16 e o seguinte por 18-10, chegando ao intervalo a vencer por larga margem.

O Szolnoki entrou melhor no regresso dos balneários, reduzindo a diferença entre as duas equipas a nove pontos à entrada para o último período, mas os ‘dragões’ mostraram-se à altura e entraram com o pé direito no Grupo I.

Marcus Lewis, dos húngaros, esteve em grande nível e acabou com 27 pontos, com a melhor exibição do lado dos homens da casa a vir de outro norte-americano, o experiente Toney Douglas, com 16 pontos, cinco ressaltos e três assistências.

“Tivemos uma excelente primeira parte em termos defensivos. Quebrámos um bocadinho no terceiro período, sofremos bastantes triplos na segunda parte e isso equilibrou o jogo. (...) Esta equipa está em primeiro no campeonato húngaro. O Limburgo é primeiro na Bélgica, o PAOK está num campeonato fortíssimo”, analisou o treinador ‘azul e branco’, Fernando Sá, ao Porto Canal.

No outro jogo do grupo, o PAOK venceu em casa do Limburgo por 74-70 e também está no topo da ‘poule’, em que os ‘azuis e brancos’ defrontam, de seguida, os gregos, em Salónica, em 16 de outubro.