O FC Porto esteve hoje quase ao mesmo nível dos neerlandeses do Den Bosch, só perdendo nos últimos minutos, no jogo da Taça Europa de basquetebol que se disputou no pavilhão Dragão Arena, no Porto.

A derrota, por 68-71, deixa a equipa portuguesa em terceiro lugar do grupo C da quarta competição da hierarquia europeia da modalidade, com três pontos, tal como o Parnu Sadam, e a dois do Den Bosch e Friburgo.

Vindos de uma excelente vitória sobre o Friburgo, o FC Porto voltou a estar muito bem, só perdendo mesmo no final do quarto tempo um jogo que chegou com empate ao intervalo, com 38-38.

Os parciais dos quatro períodos foram de 19-25, 19-13, 18-11 e 12-22.

O triunfo dos portistas esteve mesmo muito perto - ou pelo menos o empate e prolongamento, com a equipa da casa a desperdiçar, nos últimos segundos, dois lançamentos e posse de bola, que poderia ter dado outro final ao jogo ante o campeão neerlandês.

Max Landis foi de início o mais certeiro e ativo jogador do ataque, contabilizando no final 13 pontos, tantos quantos teve Michael Finke, com Teyvon Myers a chegar ao 20, sobretudo pelo que fez na segunda parte.

Com o empate a 38 a meio do jogo, o FC Porto regressou das cabines muito bem e entraram para o quarto tempo com 56-49.

O equilíbrio voltou a ser depois a tónica, mas o Den Bosch foi mais eficiente a atirar ao cesto, nos minutos finais.

A menos de 40 segundos do fim, um 'turnover' colocou 67-69 no marcador. Já depois de os neerlandeses chegarem aos 70 pontos, foi assinalada uma falta antidesportiva que valeu somente um ponto e a posse de bola, que não deu em nada.

No final do jogo, o treinador Fernando Sá estava desiludido: "Não foi para isto que nos preparámos. Queríamos ganhar o jogo para o apuramento continuar a ser possível. Ainda não está fechado, vamos continuar a trabalhar nesse sentido e quero salientar a capacidade de trabalho dos meus jogadores. O apoio do púbico foi fundamental para o jogo continuar vivo, na próxima semana vão ter de voltar cá porque iremos precisar deles outra vez”.