
O Benfica vai estar frente a frente com o Farense, no jogo que encerra a 27.ª jornada da Primeira Liga. A partida vai ter lugar no Estádio da Luz e está agendada para as 20h15, desta quarta-feira.
As águias procuram somar a terceira vitória consecutiva para que possam voltar a igualar o Sporting no topo da tabela classificativa. Para isso, vão ter que derrotar o Farense que, em teoria, é um adversário acessível para o Benfica, até porque não vence há 12 jogos.
O Benfica pretende sair vitorioso, até porque o jogo que se segue é o clássico contra o FC Porto. Por essa razão, Bruno Lage pode optar por fazer alguma gestão no plantel para que todos os jogadores estejam na máxima força, até porque Di María e Florentino estão em risco de suspensão para o Dragão.
Momento de forma
A equipa liderada por Bruno Lage tem estado particularmente feliz nos últimos tempos, tendo encontrado um caminho vitorioso que o levou à igualdade pontual com o rival lisboeta. Os dois desaires sofridos nos últimos 13 jogos aconteceram nos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Barcelona. Fora isso, apenas registam um empate (Mónaco) e dez triunfos.
Os encarnados têm conseguido ser suficientemente eficazes na liga portuguesa, de tal forma que só sabem vencer há sete jornadas. Em virtude disso, o Benfica terá a oportunidade de alcançar os mesmos pontos do que o Sporting (65), em caso de triunfo contra os algarvios.
O Farense atravessa o pior momento da temporada, tendo em consideração que não vence há 12 jogos com um registo de sete derrotas e cinco empates. A partida desta quarta-feira vai ser a última da temporada contra um dos 'três grandes', o que significa que a equipa algarvia pode respirar de alívio e começar a pensar na recuperação de pontos.
Isto porque o Farense está em maus lençóis no penúltimo lugar da tabela com apenas 17 pontos conquistados. A equipa liderada por Tozé Marreco vai precisar de se empenhar como nunca para poder sonhar com a manutenção.
Histórico de confrontos
Esta será a 57.º encontro entre as duas equipas e foi o Benfica que levou a melhor em grande parte das ocasiões. Registam-se 39 vitórias para o clube da Luz contra as seis do Farense e ainda 12 empates. Relativamente ao número de golos, a diferença volta a ser significativa com 142 tentos para as águias e apenas 44 para os Leões de Faro.
O duelo da 27.ª jornada vai ter como palco o Estádio da Luz, onde as duas equipas já se confrontaram por 27 vezes. Os números são esmagadores com 23 vitórias das águias, três empates e apenas um triunfo por parte dos algarvios.
Esta temporada, o Benfica e o Farense já mediram forças em dois partidas. A primeira referente à primeira volta do campeonato (10.ª jornada), que terminou com um triunfo encarnado por 1-2, no Estádio do Algarve- já em 2025, também se confrontaram nos oitavos de final da Taça de Portugal e o resultado terminou favorável aos pupilos de Bruno Lage (1-3).
O que dizem os treinadores:
Bruno Lage, treinador do Benfica: "A nossa postura e o nosso foco estão no jogo de amanhã, o pensamento tem de ser Farense, Farense, Farense. Depois, compete-me a mim fazer com que a equipa jogue de acordo com a nossa qualidade. O Farense não tem pontuado muito, com resultados sempre apertados, por isso temos de estar no nosso melhor."
Árbitro
Hélder Carvalho foi o árbitro nomeado para o Benfica-Farense, desta quarta-feira. O juiz da AF Santarém vai estar acompanhado pelos assistentes Francisco Pereira e Hugo Ribeiro, enquanto Inês Andrada vai ser a quarta-árbitra. O sistema de videoarbitragem vai ser Catarina Campos e Pedro Felisberto.
Comentários