O FC Porto acabou por perder na Dinamarca o seu jogo da quinta jornada da fase regular da Taça Europa de basquetebol, cedendo hoje, após dois prolongamentos, um jogo que parecia ter controlado.

Em Aarhus, frente aos Bakken Bears, os 'dragões' cederam o empate na última jogada do tempo regulamentar, 84-84,chegaram ao fim do primeiro prolongamento também empatados, 94-94, e depois foram totalmente dominados no segundo, que terminou com 113-99.

Um resultado 'impensável' para quem esteve na frente do marcador até ao último lançamento do tempo regulamentar e que chegou a ter, no Vejlby Risskov Hallen, uma vantagem confortável a meio da segunda parte.

Para os portistas, foi a primeira derrota no Grupo E do torneio, enquanto os Bears se estreiam a ganhar.

O FC Porto continua em primeiro lugar da 'poule', com nove pontos, em igualdade com o Manisa, da Turquia, vencedor do Norrkoping Dolphins por 90-77.

No dia 22 de novembro, as duas equipas jogarão um decisivo jogo na Turquia, cuja vitória vale o primeiro lugar no grupo e a passagem para a fase seguinte, como um dos 10 vencedores das 'poules'. O derrotado entrará nas contas dos melhores segundos, em que se apuram mais seis equipas.

Pode dizer-se que o FC Porto teve o jogo 'na mão', liderando sempre e chegando ao intervalo a ganhar por oito pontos (50-42), graças sobretudo a uma eficácia notável da linha de triplos, com 11 em 17 concretizados.

Depois, o FC Porto continuou na frente da partida, permitindo porém uma aproximação forte do adversário.

A ganhar por 84-81, o FC Porto permitiu, nos últimos segundos, um triplo de Michel Diouf, que levou o jogo para prolongamento.

Os cinco minutos seguintes foram de jogo repartido, obrigando a novo prolongamento, com 94-94, com os jogadores dos Bears a serem brilhantes nos lançamentos de três pontos, sobretudo com Darko Jukic (26 pontos na partida) e Malik Parsons (29).

O homem do jogo, sempre absolutamente inconformado, foi no entanto Anthony Barber (33 pontos). Cleveland Melvin (24), Charlon Kloof (14) e Aaron Harrison (13) também contribuíram bem para as contas dos 'dragões'.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.