Ferroviário de Maputo apurou-se para a final do Campeonato Nacional de basquetebol feminino ao derrotar a A Politécnica por 62-51, após uma meia-final bastante equilibrada e disputada.

A meia-final entre o Ferroviário de Maputo e A Politécnica era a mais aguardada deste Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, tendo em conta que as duas formações eram duas candidatas ao título, a ajuntar ao facto de na primeira fase as  estudantes terem ganho a partida.

O público respondeu e esteve no pavilhão Maxaquene, tendo assistido a um primeiro período em que as duas equipas prenderam-se em aspectos tácticos o que afectou na produtividade. Ao cabo de 10 minutos, o placard registava o resultado de 10-13 ao favor  da A Politécnica, que continuou a mandar no jogo até ao final da primeira parte, perante a aproximação das locomotivas que no final da primeira parte mantiveram a diferença pontual de três pontos, visto que as duas equipas recolheram ao intervalo com o marcador a assinalar 21-24.

Na segunda parte, o Ferroviário de Maputo apareceu mais determinado em dar a volta ao texto e com  Igvild Mucaure a puxar a equipa a partir da defesa o que ajudou  a um parcial de 7-0, bem como a anular a prestação de Amélia Macamo que após marcar 18 pontos viu a sua produtividade decrescer. O terceiro período  terminou com o parcial de 37-38.

No último período a prestação de Deolinda Gimo, tanto debaixo da tabela assim como no lançamento exterior ajudou ao Ferroviário de Maputo a dar a volta ao texto, passando para a liderança do marcador  e esticando a sua vantagem para 11 pontos no final da partida, fixando  o resultado de 62-51, confirmando a sua presença na final da prova.

A final entre a Liga Muçulmana e o Ferroviário de Maputo, promete ser uma grande propaganda do basquetebol feminino moçambicano, estando prevista para este domingo pelas 18 horas, no Pavilhão do Maxaquene.