A cidade de Coimbra vai ser palco, no fim de semana, da ‘final four' da 55.ª edição da Taça de Portugal feminina de basquetebol, sem um favorito claro, entre Olivais, Vagos, Quinta dos Lombos e União Sportiva.

"Neste género de competições, com jogos a eliminar, existe sempre a possibilidade de ocorrerem resultados surpreendentes. Espero uma prova aberta, equilibrada e emotiva. Não há favoritos e qualquer equipa pode conquistar o troféu”, constatou José Leite, treinador da formação da Quinta dos Lombos, finalista vencida na última época pelo GDESSA Barreiro.

A equipa de Carcavelos defronta nas meias-finais as açorianas da União Sportiva, conjunto que lidera a fase regular da Liga Feminina, enquanto a Quinta dos Lombos é segunda classificada.

Na final da Taça Federação, disputada na Anadia, foi a Quinta dos Lombos quem ergueu o troféu, ao bater na final (47-44) precisamente a União Sportiva.

"Nesta decisão da Taça de Portugal não há favoritos. Tudo dependerá da inspiração do momento”, adiantou José Leite, técnico que já guiou a Quinta dos Lombos a uma vitória nesta competição, precisamente na temporada de 2010/11.

Entre os quatro semifinalistas, todos já arrebataram a Taça de Portugal: Olivais de Coimbra e AD Vagos conquistaram duas edições da prova, enquanto a Quinta dos Lombos e a União Sportiva ergueram um troféu cada.

As equipas do CIF e do CAB Madeira, com sete triunfos cada, continuam a liderar o ‘ranking' de vencedores da competição, que se começou a disputar em 1963/64, tendo o CDUP conquistado a primeira edição, ao bater na final o Benfica por 26-16.