A província da Huíla vai na próxima temporada do campeonato angolano de basquetebol "BIC/Basket" contar com um representante, a Heja Sport, informou hoje o treinador da referida equipa, Mário Belarmino Chipongue.

Em entrevista à Angop, o treinador disse que a Huíla estará representada na prova maior do basquetebol de Angola, em masculinos, e que os trabalhos, quer de preparação dos atletas quer de organização financeira, estão em curso, estando em marcha a participação num torneio Inter-regional que dará apuramento ao principal campeonato.

Mário Belarmino referiu que a Huíla tem jogadores capazes de jogar no campeonato, mas o que faltava era apenas os apoios, por isso a Heja Sport Clube conseguiu canalizar alguns meios para suportar as despesas decorrentes.

“Em femininos estamos bem representados pelo Benfica do Lubango, agora em masculinos a Huíla deixou de participar no campeonato de basquetebol há quase seis anos, pelo Desportivo da Huíla”, sustentou.

O antigo extremo-poste da seleção angolana referiu que a província, a par do futebol, também é forte no basquetebol e faltava apenas um estímulo, mas agora que há garantias de apoio do governo local está tudo bem encaminhado.

A província da Huíla esteve representada no campeonato de basquetebol de Angola até 2009, pelo Desportivo da Huíla, altura em que o treinador principal foi Manuel Trovoada.

Mário Belarmino iniciou a sua carreira desportiva no Interclube da Huíla, em 1988, e em 1990 foi convocado para a seleção de juniores e um ano mais tarde ingressou no Petro de Luanda. Foi várias vezes internacional pela seleção principal de Angola.

Atualmente, é treinador de basquetebol no Heja Sport da Huíla e professor de educação física.