O esloveno Luka Doncic, base dos Dallas Mavericks, tornou-se na sexta-feira o jogador em atividade que precisou de menos jogos para atingir os 5.000 pontos na fase regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Doncic, que cumpre a terceira época na NBA, atingiu esta marca da linha de lance livre, durante a primeira parte da receção aos Cleveland Cavaliers, no seu 194.º encontro na competição.

O ex-jogador do Real Madrid bateu, assim, todos os jogadores que participam atualmente na competição, superando o registo de LeBron James, que tinha atingido os 5.000 pontos em 197 encontros, ao serviço dos Cleveland Cavaliers, em 2005/06.

O base esloveno tornou-se também o mais rápido da história dos Dallas Mavericks a chegar a esta marca, já que Mark Aguirre precisou de 202 jogos e o alemão Dirk Nowitzki de 270.

No que respeita à idade, Doncic, que conta 22 anos e 68 dias, tornou-se o quarto mais jovem a atingir esta marca, superado apenas pelos internacionais norte-americanos LeBron James (22 anos e 22 dias), Kevin Durant (21 anos e 133 dias) e Carmelo Anthony (21 anos e 292 dias).

O jogador esloveno tem 25,9 pontos, 8,4 ressaltos e 7,8 assistências de média na época regular da NBA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.