O selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, escolheu hoje um grupo alargado de 20 jogadores para os dois primeiros jogos da segunda ronda de pré-qualificação do Eurobasket'2021, marcados para setembro.

O poste Ricardo Monteiro, emprestado pelo Benfica ao Illiabum na última temporada, é a única novidade.

Integrada no Grupo C, a formação das ‘quinas’ defronta fora a Bélgica a 13 de setembro e recebe a Islândia três dias depois. Na segunda volta, Portugal mede forças com os belgas a 02 de dezembro e com os nórdicos a 21 de fevereiro de 2019.

“A Bélgica é claramente a principal favorita do nosso grupo, uma seleção com nível para evoluir entre as melhores da Europa. Ainda recentemente vi um jogo entre a Bélgica e a Espanha e o conjunto belga conseguiu equilibrar o jogo até ao fim", analisou o selecionador nacional.

Sobre a Islândia, Mário Gomes tem uma ideia precisa sobre o valor dos basquetebolistas nórdicos: “Trata-se de uma seleção que tem evoluído imenso nos últimos anos. Está atualmente num patamar semelhante a Portugal”, sublinhou.

A seleção lusa entra em estágio a partir de 15 de agosto, na região da grande Lisboa, faltando ainda definir o local de treinos e os jogos de preparação.

O lote inicial de 20 jogadores será reduzido para 14 com o decorrer da preparação.

Lista dos 20 pré-convocados:

- Bases: Pedro Pinto (FC Porto), Nuno Oliveira (Benfica), José Barbosa (Oliveirense), Miguel Maria Cardoso (Vitória de Guimarães) e Pedro Catarino (Lusitânia).

- Extremos: João Gomes (Aquila Trento, Itália), Arnette Hallman (Oliveirense), Fábio Lima (CAB Madeira), Tomás Barroso (Benfica), João Balseiro (Oliveirense), José Silva (Benfica), João Soares (Benfica), Henrique Piedade (Galitos Barreiro) e João Grosso (Ovarense).

- Postes: Stefan Djukic (Plymouth Raiders, Inglaterra), Cláudio Fonseca (Benfica), Miguel Queiroz (FC Porto), João Guerreiro (Oliveirense), Ricardo Monteiro (Illiabum) e João Torrié (Terceira Basket).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.