Os órgãos executivos da NBA anunciaram esta terça-feira alterações no funcionamento da liga. Estas modificações prendem-se com a criação de uma liguilha (play-in) para determinar o oitavo classificado de cada conferência, e também com a introdução de uma regra relativa à falta de contra-ataque (take foul).Depois de dois anos de período experimental, o ‘play-in’ é agora tornado permanente.

Em cada conferência jogar-se-á uma partida entre o sétimo e o oitavo classificado.Quem ganhar segue para os ‘playoff’ na sétima posição; já o derrotado defronta o vencedor da partida entre o nono e o décimo classificado. O vencedor ficará com o oitavo e último lugar de acesso aos ‘playoff’.As mudanças também se farão sentir dentro de campo.

Com efeito, foi criada uma nova regra para a falta de contra-ataque (take foul), uma falta que à qual muitas equipas recorrem para parar o contra-ataque do adversário. Até à última temporada a equipa que sofria a falta apenas permanecia com posse de bola através de reposição lateral em campo; agora a regra indica que, para além de manter a posse de bola, a equipa que sofre essa falta tem ainda direito a um lance livre.

Estas decisões tiveram também a recomendação de um comité formado por jogadores, treinadores, proprietários de equipas, dirigentes e árbitros.