Neemias Queta ficou em branco no triunfo dos Boston Celtics em casa dos Washington Wizards, por 112-98, em jogo da liga norte-americana de basquetebol (NBA). Em 9.50 minutos em campo, o poste luso não conseguiu concretizar os dois lançamentos de campo que tentou, mas obteve dois ressaltos, dois roubos de bola, uma assistência e um desarme de lançamento.

Na sua quarta temporada, a segunda nos Celtics, depois de ter sido escolhido no ‘draft’ pelos Sacramento Kings, Neemias Queta já fez 22 jogos, com médias de 5,6 pontos, 4,9 ressaltos e um desarme de lançamento em 17,5 minutos por encontro.

Na capital norte-americana, Jayson Tatum foi a grande figura, com 28 pontos e 12 ressaltos pelos Celtics, que tiveram outros seis jogadores a ultrapassar a dezena de pontos, enquanto Jordan Poole foi o melhor dos Wizards, com 21.

Com 21 vitórias em 26 encontros, os campeões da última temporada são segundos na Conferência Este, atrás dos Cleveland Cavaliers (22-4), com os Wizards a seguirem como pior equipa da fase regular até ao momento, com apenas três triunfos em 25 jogos.

Histórico foi o encontro entre os Golden State Warriors e os Dallas Mavericks (133-143), com as duas equipas a baterem o recorde de triplos num só encontro, com 48 lançamentos longos concretizados (27 para os Warriors e 21 para os Mavericks).

Só nos dois primeiros períodos, o conjunto californiano concretizou 18 triplos, igualmente um recorde para uma parte de um encontro na NBA.

O esloveno Luka Doncic foi a grande figura dos ‘Mavs’, com um ‘triplo-duplo’ de 45 pontos, 13 assistências e 11 ressaltos, com Klay Thompson, em novo regresso à sua antiga ‘casa’, a conseguir 29 pontos, com sete triplos concretizados em 11 tentativas.

Nos Warriors, Stephen Curry chegou aos 26 pontos e 10 assistências, mas foi Andrew Wiggins a ser o melhor marcador, com 29, enquanto Draymond Green, saído do banco, acrescentou 21.

Os Mavericks, finalistas vencidos da NBA na última temporada, são quartos no Oeste, com 17 vitórias em 26 jogos, com os Warriors a estarem no oitavo posto da mesma conferência, com 14 triunfos e 11 derrotas.