A seleção nigeriana de basquetebol apurou-se hoje para a final da 29.ª edição do Afrobasket, após bater o Senegal por 76-71, defendendo assim o título frente à Tunísia do português Mário Palma.

A seleção nigeriana vai agora defrontar no sábado a Tunísia, orientada por Mário Palma, numa final inédita de uma competição que ambas as seleções já venceram por uma vez.

Foi uma meia-final extremamente equilibrada, com grande intensidade e contato físico.

A Nigéria liderou praticamente todo o jogo, mas nunca conseguiu alcançar uma vantagem que lhe permitisse algum conforto.

O extremo-poste nigeriano Diogu, com 17 pontos e 14 ressaltos, foi o jogador mais valioso da contenda. Mas Diogu teve a preciosa ajuda dos companheiros Iroegbu (18 pontos e três ressaltos) e Nwamu (10 pontos e quatro ressaltos).

Por parte do Senegal, o destaque vai para o poste Gorgi Dieng, basquetebolista que integra os Minnesota Timberwolves da NBA, autor de 14 pontos e nove ressaltos.

A final entre a Tunísia e a Nigéria está agendada para as 18:00 (hora de Lisboa). Antes jogam para a atribuição do terceiro lugar o Senegal e Marrocos.