Ovarense, com um cesto na última jogada da partida, e CAB Madeira juntaram-se esta quarta-feira a Benfica e Académica nas meias-finais da Liga portuguesa de basquetebol, após eliminarem na “negra” o Vitória de Guimarães e Barcelos, respetivamente.

Em Ovar, um lançamento certeiro de Miguel Miranda em cima do apito final, quando parecia que a partida ia para prolongamento, garantiu a passagem da Ovarense às meias-finais, com um triunfo por 73-71 sobre os vimaranenses, marcando encontro com o campeão Benfica na próxima ronda.

Apesar de o antigo extremo do FC Porto ter sido decisivo, somando também 22 pontos e cinco ressaltos, o prémio de jogador mais valioso acabou por cair no poste Cristovão Cordeiro, que apontou 13 pontos e ganhou 10 ressaltos.

Num duelo em que a Ovarense liderava ao intervalo por 38-36, José Barbosa, com 23 pontos e quatro assistências, também foi determinante para a vitória da equipa, que visita o Benfica no primeiro jogo das meias-finais já no sábado.

No Vitória de Guimarães, que esta temporada conquistou a Taça de Portugal, o base norte-americano Charles Swiggett destacou-se com 21 pontos e cinco ressaltos, assim como Ivan Almeida, que se despediu da época com 18 pontos e sete ressaltos.

No Funchal, o CAB Madeira bateu o Barcelos, por 72-65 (30-25 ao intervalo), depois de um quinto e decisivo duelo muito equilibrado com a formação minhota, e marcou encontro com a Académica nas “meias”.

Um parcial de 10-1 durante o quarto período, incluindo dois triplos consecutivos do norte-americano Jason Smith, que foi o jogador mais valioso da partida, com 27 pontos, três assistências e dois ressaltos, acabou por desfazer o equilíbrio e acabou por lançar o CAB Madeira para próxima ronda.

O base de 30 anos foi auxiliado pelos 10 pontos de André Pinto, os sete pontos e cinco assistências de José Costa e pelos 11 ressaltos ganhos por José Coelho na batalha das tabelas.

Do lado do Barcelos, os 16 pontos de Nuno Oliveira, que somou também seis ressaltos, e os 15 pontos de Marki Loncovic foram insuficientes para a formação minhota alcançar as meias-finais.

O primeiro confronto entre CAB Madeira e Académica está agendado para sábado, no Funchal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.