Um total de quarenta atletas de nove modalidades foi esta segunda-feira premiado financeiramente pelo Governo moçambicano, na sequência das medalhas conquistadas ao longo da época desportiva de 2013, que está prestes a encerrar.

Este reconhecimento surge no âmbito do regulamento de premiação desportiva que dá conta que todos atletas, treinadores e dirigentes que conquistarem medalhas ao nível africano e mundial têm o direito de serem agraciados monetariamente pelo Estado.

Ao todo o Governo moçambicano desembolsou este ano a quantia total de Gastou 10.218.750,00 Meticais (dez milhões, duzentos e dezoito mil e setecentos e cinquenta meticais – cerca de 260 mil Euros), uma cifra acima do que foi desembolsado no ano anterior.

O maior bolo foi atribuído à selecção nacional de basquetebol sénior feminina, sendo que cada atleta foi agraciada com o valor de 250 mil meticais (aproximadamente 7.2 mil euros), pelo segundo lugar no Afrobasket-2013, que dá direito a presença no Mundial 2014, a realizar na Turquia.

Neste acto também foram premiados atletas do judo, canoagem, atletismo, vela, taekwondo e basquetebol feminino sub-16.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana Júnior, que disse que a partir «deste ano a premiação ocorrerá no final da temporada, por forma a juntar todos atletas que se destacaram ao longo da época».