O basquetebolista internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas vai inaugurar, no mês de outubro, em São Vicente e no Porto Novo, Santo Antão, duas escolas de iniciação ao basquetebol destinada a crianças e adolescentes dos 09 aos 16 anos.
Trata-se, segundo o mentor da iniciativa, de um projeto que visa o desenvolvimento do basquetebol, mas que deve «piscar o olho» ainda às modalidades do voleibol e do andebol.
«Estou no fim da minha carreira como jogador profissional, irei mais uma vez à seleção e depois continuarei a jogar aqui em São Vicente como amador, mas acredito que tenho ainda muito a dar ao basquetebol, pois já não estou na fase de receber. Com o meu nome, conhecimentos, amizades e contactos, vou tentar agora ajudar crianças e jovens do meu país», disse o basquetebolista.
Rodrigo Mascarenhas, que deve contar com as contribuições do atual selecionador da seleção feminina, Zola, e do treinador mindelense, Sarda, no projeto, avançou que este surgiu da constatação da «lacuna ainda existente» no desporto cabo-verdiano na área da formação.
«A ideia é pegar na nova geração e incutir-lhes o basquetebol. Vamos começar em São Vicente e no Porto Novo, mas teremos projetos para todo o arquipélago, de forma pontual», explicou, acrescentando que a ideia é «abraçar também» o voleibol e o andebol, «formar crianças e adolescentes» dos 9 aos 16 anos.
«O nosso objetivo é conseguir patrocinadores para ser tudo gratuito, porque as coisas estão complicadas neste mundo atual e temos que fazer uso dos nossos contactos», explicou Rodrigo Mascarenhas.
O projeto vai funcionar num espaço cedido por empréstimo, contudo o sonho passa pela construção de um polidesportivo de raiz em São Vicente.
«Vamos começar com um espaço emprestado e depois vamos iniciar a construção própria de um polidesportivo, pois os espaços para a prática das modalidades de salão em São Vicente são escassos. Ademais, não podemos continuar sempre à espera do Governo e da Câmara Municipal, existem outras formas de parceria nacional e internacional e vamos à luta», concluiu.
Atualmente a viver na ilha de São Vicente, Rodrigo Mascarenhas é empresário na área da restauração, e continua a praticar o basquetebol na equipa do Mindel Vets, que fundou, e que é a atual vice-campeã de São Vicente em basquetebol sénior masculino.
O basquetebolista, no plano internacional, representou equipas de Angola e de Portugal, onde ganhou títulos coletivos e individuais e é, até este momento, um dos indiscutíveis da seleção de Cabo Verde.
Comentários